Bancários anunciam nova greve
Após quatro rodadas de negociações, sem chegar a um acordo, os bancários anunciaram o início de uma greve nacional da categoria a partir do dia 18 de setembro. A informação foi repassada durante entrevista ao Jornal da Cidade desta quarta-feira (5) por Mário Luis Dada, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brusque e região.
De acordo com Dada, o comando nacional dos bancários estava disposto a negociar e resolver a campanha 2012. Porém, os representantes da Federação dos Bancos (Fenaban), que convocaram os sindicalistas para a negociação na terça-feira (4), em São Paulo, mais uma vez frustraram a categoria. A reunião serviu apenas para a Fenaban repassar a informação de que a entidade não tem mais nada a apresentar aos trabalhadores.
A Fenaban manteve a proposta de 6% de reajuste para salários e verbas, feita no dia 28 de agosto, rechaçada pelo comando e rejeitada pela categoria em assembléias. A categoria quer aumento real para os salários em torno de 10%, PLR maior, valorização do piso e dos auxílios, além do fim das demissões e mais contratações para reduzir a sobrecarga e melhorar as condições de trabalho. A Fenaban tem até o dia 17 para apresentar uma nova proposta que atenda às reivindicações dos bancários.
Na próxima semana, de acordo com Mário Luis Dada, iniciará uma série de reuniões na região para repassar informações e reafirmar o indicativo de greve a partir do dia 18 de setembro. O sindicalista também orienta a população de Brusque e região para ficar atenta e se prevenir, pois a partir da data marcada para o início da greve geral, algumas agências poderão estar com as portas fechadas ou o horário de trabalho dos bancários no atendimento ao público poderá sofrer redução significativa.